quinta-feira, 5 de maio de 2011

O pão que a velha amassou.

Na rua de minha casa havia uma padaria. Nenhum nome mais criativo do que algo que termine com "Pane", "Belle" ou qualquer outra palavra italiana que vemos aos quilos ( de pão!) nas panificadoras. E também não possuía nenhum balcão recheado de doces feito no dia anterior. Não, nada disso. Era só uma padaria. E havia pães.
E além de pão havia uma velha. Ela era gorda, tinha algo em torno de meia dúzia de dentes, esmaltes corroídos nas pontas e seios grandes. E acreditam ou não, era ela que fazia os pães. Eu comprava na minha ingenuidade infantil de que existem bactérias e clorifórmios fecais no mundo.
Mas eu sempre admiti que o pão era importante. Ele sempre foi mais que trigo e Pó Royal (desde 1920). Ele é a base da pirâmide alimentar! E sendo pirâmide uma figura geométrica digna de respeito, o pão não poderia ser diferente.
Alguém já parou para pensar o quanto o Pão ( letra maiúscula, sinal de respeito) é ancião? Desde primórdios, desprovido de fermento ele estava lá! Nada mais nada menos que Leonardo da Vinci já o retratou e ainda mais na Santa Ceia. Ele foi símbolo ( e é) do corpo do próprio Cristo!
Aí você me dirá: " mas Astronauta, Cristo também multiplicou peixes". Sim meu caro, mas não é peixe que os católicos comungam todos os Domingos.
Não! Nada disso! Não há argumentos que diminuam a grandeza do Pão. Ele também está presente em orações e em ditados populares. Madruga todos os dias para estar em nossa mesa às seis horas da manhã! Ele é o principal exemplo de carboidrato usado na escola!
Enfim. Eu comprava os pães daquela mulher. Praticamente todos os dias. Sem saber a procedência. Mas alguns dias atrás, parei e pensei: quando se trata de pão parece que não nos importa a origem. O Pão simplesmente é. Ele é tão nobre que faz-se por si só!
Ele estava na boca de Audrey Hepburn na cena inicial de bonequinha de Luxo!
Bom, o Pão é um alimento tão velho quanto a velha que o fazia naquela padaria. O Pão é velho, mas nunca sai de moda!
Sim, eu comi o pão que a velha amassou.