domingo, 20 de março de 2011

Influências

"No mesmo ano em que conheci JJ, em 1965, a Guerra do Vietnã começou. Não preciso dizer o quanto essa guerra marcou a vida de muitas pessoas - você também deve ter presenciado tudo- mas o que você não sabe é a influência que ela teve sobre minha vida.
JJ e eu constantemente nos encontrávamos, em lanchonetes, bailes e mesmo em minha casa, todas as vezes que nos víamos ele lançava sobre mim aquele olhar perscrutador, como se tentasse ler meus pensamentos, já que eu não tinha coragem para dizê-los. Quem tomou a primeira atitude foi, obviamente, ele. Estávamos no baile de formatura dele e Lionel, a banda - daquelas em que os integrantes usavam ternos coloridos e que hoje, infelizmente não existem mais - tocava uma canção do The Temptations. JJ arrastou-me para a pista e enquanto dançávamos - comigo completamente tomada pelo nervosismo - ele me disse o que sentia e pediu-me uma resposta. Disse essa última frase quase que com autoridade, o que arrancou-me a confissão: Sim, eu também sentia o mesmo.
Parecia que minha vida havia, finalmente, tomado sentido, tudo o que eu fazia e pensava relacionava-se a JJ, eu não conseguia entender, e ainda não consigo, como uma única pessoa podia exercer tanta influência sobre mim, mas não importava...Por que balança a cabeça, Matthew? Ah claro!Lionel também pensava assim, achava que eu não tinha mais vida própria, mas eu apenas havia mudado meu jeito de viver, havia encontrado uma razão para isso...mas eu não culpava Lionel e também não culpo você, nem eu mesma consigo entender, ao certo, meus sentimentos...
Com o tempo uma nova ideia passou a dividir espaço comigo na vida de JJ, e ela parecia morar também nos pensamentos de Lionel. Os dois amigos passavam horas conversando em segredo, tomando o cuidado de me manter afastada do mistério. Aquela situação inquietava-me cada vez mais, tratando-se de Lionel e JJ - daquelas duas almas idealistas, prontas para liderar uma revolução - só poderia partir uma ideia perigosa.
E, enquanto se seguia o mistério, a guerra avançava no Vietnã. Entrávamos no ano de 1966."

Nenhum comentário: