quinta-feira, 26 de maio de 2011

Debaixo da Superfície

"Por que estou a sete pés de profundidade e de cabeça para baixo?". É justamente pelo fato de você ver o mundo não ao avesso - como os comuns - mas virado e debaixo da terra, das entranhas do "vir a ser". Não relacione com nenhum tipo de Alegoria da Caverna, pois não há intertextualidade aqui. Quando a pauta é ver o mundo tudo o que já foi dito escorre das páginas e inexiste.
Que seja de uma redoma ou do alto de uma montanha da lua, você precisamente o vê. E, diga-se de passagem não há religião ou filósofo que interfira.
E você está a sete pés pois não há absolutamente nada como ver as coisas de baixo e do lado de fora da situação. Como é da natureza humana viver e tornar-se cômodo, por que também não o ser nessa questão?
Olhando daqui de cima o século XXI, digo com convicção que o problema alheio nunca foi demasiado interessante a outros. Pois há quem veja o mundo de dentro do mundo de outrem.
Felizes os peixes de aquário! Pois vivem na tal alegoria citada - e que causa enfado ao Astronauta- pois são poupados da tarefe de "ver o mundo". Mas quem foi o palerma que disse que é preciso fazê-lo? E se eu lhe disser que não vejo, não vejo nada?E se Saramago virou Deus e colocou em prática seu ensaio sobre a cegueira? ( afinal não seria mais poético seguir Bilac e " ver e ouvir estrelas?")
"Mas isso não é ser cômodo, Astronauta?" você me perguntaria. Não, isso para alguns é ser covarde. Para mim, é ser poeta.
Então, parem todos de ler essas palavras descabidas que estou a escrever e vão excluir-se em seus aposentos, a fim de formular sua forma de ver o mundo ( como se fosse marketing)! Não se esqueçam da criatividade nem seu ângulo de visão : a sete pés e de cabeça para baixo.

Um comentário:

O Hobbit disse...

Adorei a parte em que citou Saramago *-*, digo, nada se encaixaria melhor com esse texto. E acho que ele tem a capacidade de virar Deus, ou talvez ele já fosse. Mas digo isso apenas por ser um grande fã dele, mas se ele realmente fosse Deus, seria perfeito (hehe).
Belo texto, bela lembrança da Alegoria. Lembro que em algum texto que fiz, mandei, assim como você, pararem de ler meus textos, apenas com finalidades diferentes. Gosto da sua "visão de mundo", gauche